Degustando o verbo

Debate eleitoreiro sobre o aborto: ‘tô’ fora!

Antes de começar a ler o post saiba que: sou petista, sou Dilma, militante. Tucanos e simpatizantes que quiserem fazer comentário aqui, terão de medir palavras ou serão ignorados. Sou a favor da democracia, portanto, estou no meu direito democrático de escolher o que pode ser postado aqui. Abraços.

Sem dúvidas que esta é a eleição mais diferente da história desse país desde que nos tornamos uma república. A internet tendo tanta influência na opinião de eleitores é algo magnífico e inimaginável há alguns anos. Até mesmo os que não fazem uso dessa ferramenta, na hora de argumentar sabem dizer “é verdade, estava na internet”.

Por um lado, fico imensamente feliz por ver que a web já faz parte das vidas das pessoas. Sou uma usuária assídua; só deixo de bater meu ponto por aqui por motivo de força maior, bem maior mesmo. Já por outro, sei o quanto a “liberdade” em sua plenitude quase incontestável abre brechas para informações mal apuradas, incorretas, falsas e demais adjetivos que explicam porque tanto bafafa nos últimos dias.

Plantar informações na mente das pessoas por meio da internet é bem mais simples do que nos métodos do longa “A Origem”. Acho aquele povo do filme meio ultrapassado rs. Mas, voltando ao foco, é bem isso. Eu vou lá, jogo uma informação na rede e faço com que ela se dissemine. Por mais que sejam falsas, a falta de interesse dos usuários em apurar os fatos torna estas informações “verdadeiras”.

Estão aí os exemplos mais claros e recentes: os ataques contra a candidata à Presidência, Dilma Rousseff, por mais que seja sabido que não são reais os argumentos, a mentira virou verdade e a verdade não interessa aos cegos. O sistema de informações disseminadas é tão forte, que a própria militância contribui para o desgaste da imagem da candidata e não sabem.

Não vou falar sobre as calúnias a respeito da biografia de Dilma Rousseff porque comecei a escrever mesmo por outro motivo. Sendo bem franca e direta: estou cansada dessa politicagem em torno do tema aborto na minha timeline.

“Feministas” e “religiosos” a parte, vocês estão contribuindo para um debate político que não cabe às atribuições do Presidente da República. Se Dilma é ou não a favor do aborto, se o Serra ou o PV são a favor do aborto, um simples FODA-SE, define! Não cabem a eles dispor sobre a legalização ou não de tal prática. Certas determinações dentro do Estado são dispostas em Lei e, sem tirar a autoridade do presidente, existe um Poder chamado LEGISLATIVO para que assuntos como estes sejam debatidos, questionados e de repente virarem leis. O Brasil, uma país Bicameral, conta com o Senado e a Câmara para tais debates, este último conhecido como a Casa do Povo.

E por mais que tenha gente que adora criticar – apesar de ser essa gente que de quatro em quatro anos faz a composição destas Casas – as coisas acontecem no Congresso Nacional. A Casa do Povo, principalmente esta, está sempre aberta a receber a opinião da população sobre os temas debatidos na casa. Fora os canais de comunicação eletrônicos e postais, os cidadãos podem vir aqui discutir, dá sua opinião, exercer seu direito de cidadania.

Mas o que o povo prefere? Cair nas armadilhas eleitorais para ficar debatendo temas polêmicos que não cabem à situação. O pior é ver a militância caindo como patinhos nessa “onda” besta de aborto, como se isso fosse ser resolvido assim e agora. A oposição planta a informação, a mídia manipula e o povo leigo se deixa levar fácil, fácil.

Queria fazer um pedido para as militâncias, principalmente para’quela que apóio: a do PT, da Dilma. Não sejam ingênuos a ponto de querer levar no grito maior amplitudo da sua opinião. Enquanto ficamos discutindo entre nós mesmo – pelo que tenho visto – deixamos de levar para frente à importância de Dilma como presidente e isso, nada tem a ver com a questão do aborto. Dilma presidente significa a continuidade de um governo que tem feito o país crescer. Vamos levantar nossas bandeiras, expandir a disseminação informações úteis e mostrar na urna o que realmente importa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s