Degustando o verbo

A rotulagem nas eleições 2010

A capa pode até vender o livro, mas as eleições presidenciais 2010 tem muito mais para nos surpreender

Essa história de rotulagem interfere mesmo em questões muito sérias. Para compreender, é só colocar numa embalagem de Guaraná Antártica (o refrigerante original do Brasil) o guaraná da Coca-Cola, Kuat. Quem for beber, provavelmente não notará a diferença de sabores, por mais evidente que seja. Isso, porque o que a convence de que o que ela está bebendo é Guaraná Antártica é a embalagem.

Sabendo disso, é prático dizer que a rotulagem política tem influência grande no resultado das urnas, principalmente nas eleições deste ano. Quando será decidida a continuidade – ou não – do governo Lula. Opa! Lula?! É! Pelo menos é o que tem sido divulgado nos mais diversos meios de comunicação de massa, que a candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef é a continuidade do governo de 8 anos do atual presidente.

Afinal, a revolucionária do Comando de Libertação Nacional (Colina) é apoiada por ele. Pouco se sabe sobre Dilma, nem os próprios petistas sabem ao certe porque a apoiam, mas enfim, é a candidata do “nosso presidente”.

Já até foi dito que, se eleita, Dilma será fantoche de Lula – e há quem comemore se isso realmente acontecer. Uma questão de rotulagem: a ministra será tão “boa quanto” é Lula (se nos apegarmos aos mais de 80% de popularidade que ele tem), já que a indicação parte dele.

O desejo parece mesmo ser esse, Dilma à frente do país com Lula na sua bagagem. É o que mais se pôde perceber nos discursos dos parlamentares petistas durante o 4º Congresso Nacional do PT (Partido dos Trabalhadores). Aliás, onde foi oficializada a pré-candidatura de Dilma à presidência e aprovada a campanha Dilma 2010 como prioridade do Partido.

Pelo rumo político que as coisas vem tomado, é bem provável de que no mínimo a Dilma se eleja – no mínimo porque, no máximo o Lula continuará tomando as grandes decisões por trás dela. Já que a disputa eleitoral vem ganhando fatos cada vez mais a seu favor. Com apenas José Serra (ainda não confirmado pelo PSDB) como forte candidato à Presidência, Dilma vem subindo nas pesquisas e no Nordeste ela já lidera as intenções de voto.

Com Aécio Neves fora da jogada e rumores que há tempos estava na mídia de que o mais cotado para ser vice de José Serra seria Arruda (DEM), a imagem do governador de São Paulo ficou bem abalada. Os recentes escândalos envolvendo o governador do Distrito Federal – o único governador eleito pelo DEM em 2006 em todo país – e membros do seu partido enfraqueceram a candidatura de Serra que pensava em ter um democrata como vice.

Ciro Gomes (PSB) está mais para Dilma do que para si. Reuniões entre ele, a ministra e Lula mostraram que o deputado do Ceará é um forte aliado do governo petista, apesar de nada ter sido dito concretamente. Em alguns cenários de eleição (pesquisa do instituto Datafolha), onde Serra não concorre à Presidência, Ciro Gomes fica a poucos pontos da Ministra que se encontra em primeiro lugar.

Já com o pemedebista na disputa, Dilma fica em segundo lugar. Colocação que pode se alterar até outubro, já que a sua popularidade vem crescendo e alcançando uma diferença cada vez menor entre ela e Serra. Diminuindo de 14 para 4 pontos na pesquisa.

Ainda tem muita coisa para acontecer no cenário eleitoral de 2010. As alianças ainda estão sendo firmadas e os candidatos sendo apresentados. É provável que na última hora apareça outro escândalo como o do “Mensalão do DEM” e mude a ordem das coisas. É esperar e votar pra ver.

(artigo escrito para o Jornal Laboratório do Unicesp)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s