Degustando o verbo

O suposto da rotina

Degustando o verbo em 4 de outubro de 2008

O suposto ato de viver em rotina talvez tenha afetado a vida de quem vos escreve agora. Um perigo matutino a cada amanhecer e devaneio noturno perdido em cansaço. Coisas novas geram surpresas em nossas vidas – nem sempre agradáveis –, mas de certa forma, necessárias.

Quando a ordem é seguir um padrão, um hábito, uma rotina, enfim, cria-se a expectativa de que assim é mais seguro, que a estabilidade é maior. Nisso, a sua segurança é tão grande que se acontecer alguma coisa que a desconfigure o trauma pode ser muito maior.

Novidades estão sempre por vim. O melhor é estar preparado para recebê-las, sejam boas ou ruins. Porém, aí está o meu dilema que vem me atordoado nos últimos dias, eu estou sempre pronta para novidades, mas cadê que elas acontecem?

O fato é que estar preparado para novidades é ótimo, o que não dá é para ficar as esperando acontecer. Porque a rotina cria um peso ainda maior sobre as suas costas. Eu, evidentemente, uma virginiana, gosto da segurança, dos pés no chão, da certeza, porém a minha ascendência em Aires me leva para este lado impulsivo do novo. Perco-me nos meus conceitos do correto e nas minhas atitudes insensatas. Mas, não venho buscado o novo, por mais que eu queria, tenho o evitado. Talvez, por medo ou por já estar tão atrelada ao cotidiano.

Se hoje quero sair e recebo um convite, dispenso-o, porque não sei se é bem isso que quero. Há dias apegada ao muito pouco é o que vem me afastando das pessoas com as quais gosto de trocar idéias, de conviver ou simplesmente de estar próxima. Falo isso, porque quando sinto falta delas as culpo por se afastarem de mim, mas depois me lembro de todas as vezes que eu preferi ficar diante deste computador buscando uma resposta para os meus problemas ao invés de estar lá, ao lado delas. Não prometo procurar melhorar, pois posso até procurar, mas não garanto encontrar.

Deixe um comentário

